top of page
logo_banco.png

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criado no ano de 2000, no Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS, que desde então já arrecadou e distribuiu mais de 25 milhões de quilos de alimentos. Somente no ano de 2013, distribuiu 3.600.00 de quilos de gêneros alimentícios beneficiando mais de 300 instituições de Porto Alegre, equivalendo a 40 mil famílias mensalmente.

O Banco de Alimentos de Porto Alegre foi o primeiro Banco de Alimentos criado no Brasil. Buscando ampliar as atividades do Banco, e visando levar seus benefícios a outras localidades, e ainda estabelecer uma padronização de serviços e alinhamento da metodologia, foi criada em 2007, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Já em 11 de março de 2010, com a participação de todos os Bancos de Alimentos em atividade, foi inaugurada a Rede de Bancos de Alimentos do Brasil.

A sistemática de trabalho do Banco de Alimentos é muito simples. Os alimentos doados são coletados nos locais e dias indicados pelos doadores. Em seguida, as doações são armazenadas na central de arrecadações, um depósito próprio do Banco de Alimentos. Neste local, as nutricionistas analisam e determinam quais os tipos de alimentos necessários para as instituições, conforme as quantidades e valores nutricionais ideais para suprir suas necessidades. Posteriormente ocorre a distribuição qualificada dos alimentos, entregues gratuitamente para as instituições assistenciais previamente cadastradas no Banco de Gestão e Sustentabilidade.

As entidades beneficentes (entidades assistenciais como creches, escolas, asilos, lares de excepcionais, associações de bairros, entre outras) também recebem treinamento sobre segurança alimentar, higiene, e aproveitamento adequado dos alimentos.

O Sinduscon-NH apoia o Banco de Alimentos da Região do Calçado, criado em 2011, através da solicitação de alimentos em eventos gratuitos.

Para conhecer e contribuir com o Banco, entre em contato pelo fone (51) 3527.0044 ou pelo e-mail barc@hotmail.comExistem diversas formas de colaboração.

bottom of page