top of page

Norma de Desempenho

Status: projeto concluído.

 

Em julho de 2013, entrou em exigência o atendimento aos requisitos da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575:2013), para edificações residenciais. A principal característica da NBR 15.575/2013 é sua concepção com base no conceito de desempenho, ou seja, quais as propriedades que um edifício ou sistema deve apresentar quando em utilização – comportamento de uso – e não só com a forma com a qual foi construído.


O Sinduscon-NH, firmou convênio em 2012 com o Instituto Tecnológico de Desempenho – ITT Performance, da Unisinos, para implementação da Norma de Desempenho de Edificações em Novo Hamburgo, nas empresas que aderiram ao projeto.


O objetivo foi elaborar, planejar e executar ações para a implementação dos requisitos de desempenho estipulados pela norma, envolvendo toda a cadeia de fornecedores da construção civil - construtor, projetista, responsáveis técnicos e fornecedores de um modo geral.

O projeto teve as seguintes etapas:

1. Diagnóstico da situação atual - processo de projeto, técnicas e sistemas construtivos utilizados, materiais empregados, orçamentação, avaliação pós ocupação, Manual de Uso, Operação e Manutenção;
2. Modelagem deste processo e identificação das ações a serem realizadas para implementar a norma de desempenho;
3. Ensaios em protótipos no local de aplicação;
4. Simulações em programas computacionais dos sistemas;
5. Discussão com os envolvidos e definição dos sistemas a serem implantados;
6. Ensaios em sistemas reais, a partir da implantação do Centro de Referência em Avaliação de Desempenho para Sistemas Construtivos – Unisinos;
7. Estabelecer a relação com o BIM;
8. Acompanhamento e organização da implantação nas empresas envolvidas das modificações.

Os ensaios foram realizados através de protótipos construídos pelo Sinduscon-NH, junto ao ITT Performance, simulando os sistemas construtivos usados pelas empresas que aderiram ao projeto, nas condições de exposição reais.


Os requisitos avaliados são: desempenho estrutural, segurança no uso e na operação, estanqueidade, desempenho térmico, desempenho acústico, lumínico, durabilidade e manutenibilidade, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil, antropodinâmico e adequação ambiental.

Também fizeram parte do programa:

  • check list do projeto: conjunto de planilhas para auxiliar a incorporadora / construtora a contratar e exigir dos projetistas todos os aspectos que devem estar conformes para que os projetos atendam a Norma de Desempenho.

  • projeto de fachadas: projeto padrão com as especificações mínimas de um projeto de fachada, aumentando a segurança e vida útil do sistema.

  • projeto de impermeabilização: projeto padrão com as especificações mínimas de um projeto de impermeabilização, aumentando a segurança e vida útil do sistema.


Manual de Uso, Operação e Manutenção

Deste projeto resultou o Manual de Uso, Operação e Edificação – Sinduscon-NH em conformidade com a NBR 15.575/2013. 

 

Para informações, e acesso a publicações diversas sobre Inovação, acesse link da CBIC:
https://cbic.org.br/inovacao/

bottom of page